Páginas

23 de jan. de 2015

Vamos falar sobre piercing na orelha?

   Quando pensamos em piercing de orelha surgem aquelas dúvidas comuns como "Furar a cartilagem dói?" ou "E se der queloide na orelha?". Fato é que hoje em dia é comum vermos pessoas com a cartilagem furada e vou contar um pouco da minha experiência com esse tipo de piercing.



    Eu tenho apenas um piercing na cartilagem, na minha orelha direita. Eu e meu irmão furamos no mesmo dia, juntos, em um shopping de BH. O meu é um helix e do meu irmão é um transversal (ou industrial). No dia em que furamos resolvemos ir de última hora (confesso que ficamos com medo da dor hahah). Bom, escolhidos os piercings foi a hora do furo. Eu fui primeiro, a moça marcou o local, pediu pra eu olhar se era como eu queria e furou. Senti uma pequena dor com a agulha, mas o que doeu mesmo foi na hora de colocar o piercing, porque tem que dar aquela "forçadinha" pra colocá-lo no lugar. Depois o meu irmão furou, creio que tenha doído mais, já que são dois furos e ele fez caras e bocas na hora! A dor que dá na hora é suportável, não há necessidade de anestesia local. O incômodo após o furo é inevitável, pois fica inchado e vermelho e dá aquela dorzinha chata nos primeiros dias.





Quais o cuidados necessários com o piercing?

   Para uma boa cicatrização, que demora uns 3 meses, e evitar a tão indesejada queloide é necessário ter uma série de cuidados:
  • Não tomar sol no local pelo menos nos primeiros dias;
  • Evitar qualquer tipo de atrito com a orelha, como evitar de dormir apoiado no lado furado;
  • Lavar com sabonete antisséptico na hora do banho;
  • Fazer compressas com um algodão ou gaze com água morna e sal para diminuir o inchaço e estimular uma cicatrização mais rápida (o sal ajuda nisso);
  • Não entrar na piscina ou mar durante a cicatrização (aproximadamente 3 meses).
Se mesmo com todos esses cuidados aparecer uma "bolinha" no local do furo é bom voltar ao local onde foi feito o piercing para recomendações adequadas. Foi o meu caso e do meu irmão (sendo o dele mais grave) em que surgiram uma bolinhas maiores, como se fosse uma queloide. O motivo foi algum atrito e foi recomendado uma pomada chamada Diprosone que resolveu o problema. Hoje, com quase quatro meses após o furo a cicatrização está ótima e sem as indesejadas "bolinhas".

Vale lembrar que antes de todas essas dicas é fundamental escolher bem o local onde será realizado o procedimento, que ele seja confiável e tenha a higienização adequada. É importante lembrar também que se você não tem 18 anos irá precisar da autorização dos seus pais para furar.

Espero que tenham gostado das dicas!
Beijos, Nati.


  

3 comentários:

  1. Oi! Quanto tempo demorou para aparecer a quelóide? Beijos e adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Com um mês de furo a danada da "bolinha" apareceu, mas usando certinho a pomada indicada (Diprosone) ela desapareceu!
      Obrigada, que bom que gostou! Beijos :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir